Os direitos humanos são o centro mobilizador de pessoas e organizações que se vêm constituindo como referência na Guiné-Bissau. Nesse universo destaca-se a Casa dos Direitos – a mais antiga prisão colonial no centro de Bissau, prisão também depois da Independência. Como resultado de um diálogo frutuoso entre Organizações Não Governamentais e o Estado da Guiné-Bissau, converteu-se, a partir de 2012, em espaço de liberdade.

Aí têm germinado ideias e iniciativas, em torno dos diversos direitos – das mulheres, das crianças, dos jovens, direitos sociais, económicos, culturais, ambientais ou cívicos. 

A liberdade de informação e de expressão, o acesso à informação por parte de cidadãos e das comunidades, num contexto de instabilidade e de não desenvolvimento, confirmam-se como direitos fundamentais a proteger e afirmar. Muitos media e os seus/suas profissionais e voluntário/as estão muitas vezes no centro da mudança mas também do furacão. 

No sitio Bicia Diritus é do furacão que se trata – relatos e recursos para denúncia de perseguições, violações, impunidades.

Neste sítio Jornalistas da Guiné-Bissau – storias di djintis di rispitu, o objectivo é dar rosto e palavra a muitos/as dessas pessoas e iniciativas que estão no centro da mudança. É um espaço de storias de reconhecimento de djintis di rispitu.

Coordenação
Fátima Proença e Paula Melo

Mulheres Jornalistas
Fotografias: Inês Gonçalves
Assistentes: Clara Manga Inquendi e Hussaínata Tavares
Produção: Paula Melo

Rádios e Radialistas
Entrevistas: Gueri Lopes Gomes
Imagem: Vagner Barbosa
Assistente: Sana Biai

Página Web
Direção de Arte: Inês Gonçalves
Designer Gráfica: Maria João Pereira
Textos: Fátima Proença e Vanessa Rodrigues 
AT e Gestão de domínio: Mário Pereira